segunda-feira, fevereiro 08, 2010

Evasões: Mata do Buçaco

Meus amigos, se gostam de histórias de príncipes e princesas, de cenários bucólicos e de desfrutar da natureza, vão certamente adorar a Mata do Buçaco e o Palace Hotel. Para quem não conhece, o Buçaco (ou Bussaco, na antiga grafia) fica no centro de Portugal, perto da Mealhada e da Vila do Luso, esta última conhecida pelas suas águas e termas.
Entrar na Mata do Buçaco é simplesmente mágico: por detrás de um imponente portão (aberto, o acesso é livre) encontramos um cenário digno de uma floresta encantada, com uma calçada que serpenteia serra acima entre uma  miríade de espécies arbóreas de todo o mundo, algumas delas, únicas no nosso país.  Cerca de 1 km após a entrada na mata, chegamos ao belíssimo Bussaco  Palace Hotel (http://www.almeidahotels.com/nm_quemsomos.php?id=12&menu1=3), um edifício de estilo Neo-Manuelino projectado no século XIX pelo arquitecto italiano Luigi Manini (cenógrafo do Teatro Nacional de S. Carlos, em Lisboa), com traços da Torre de Belém, do Mosteiro dos Jerónimos, da Quinta da Regaleira (Sintra) e do Convento de Cristo (Tomar).

Ficar alojado neste hotel é uma experiência única, que recomendo vivamente. Os quartos são amplos e acolhedores, decorados com peças de mobiliário desde D. Maria a Arte Nova, harmoniosamente combinadas. O interior do hotel tem obras de arte belíssimas: telas de João Vaz, frescos de António Ramalho, pinturas de Carlos Reis, entre outras. É um local onde se respira história e requinte! À noite, o silêncio e a escuridão da mata lembram histórias de encantar.


Os passeios na mata são um must. Descobrimos locais mágicos com fontes, lagos, miradouros, capelas,  ermidas... sentimo-nos pequeninos perante a grandiosidade das árvores, encantados pelos vales de fetos e de camélias, seduzidos pelo pôr-do-sol contemplado a partir das Portas de Coimbra. Os sons da floresta transportam-nos para outro mundo, onde não existe stress nem actividades laborais,  somos apenas nós e a natureza.
O Palace Hotel e o Posto de Turismo do Luso disponibilizam mapas com percursos temáticos e respectivos níveis de dificuldade, identificando os locais a não perder. Aproveitem!

1 comentário:

  1. Veio recordar-me momentos que aí vivi. Há mais de 5 anos que não vou e pelos vistos tudo está igual...O hotel é realmente confortável, embora de móveis antigos goste mais de os ver do que usar..." ossos do ofício..." Namorar por esses lugares é realmente compensador e nunca esqueceremos... Um beijinho

    ResponderEliminar

Comentários