quarta-feira, janeiro 20, 2010

Projectos de Ano Novo

Apesar de já terem passado 20 dias desde o início do ano, ainda não é tarde para falar-vos de um dos mais conhecidos factores de motivação e frustração da nossa sociedade: projectos/resoluções de Ano Novo. E vocês pensam "está louca! Como é que algo tão básico pode ser factor de frustração?". Não, não enlouqueci e o que à partida parece muito básico, pode transformar-se num problema se os projectos não forem concretizados. "Para o ano vou mudar de vida", "Vou emagrecer", "Vou deixar de fumar", "Vou ser mais poupado/a", "Vou fazer aquela viagem que há anos tenho planeada"... Quem nunca ouviu alguém dizer isto na passagem de ano? Agora, imaginem que esse alguém queria mesmo concretizar os seus projectos e, de repente, chega ao fim do ano e tem exactamente a mesma vida, ou chega ao Verão e está ainda mais pesado no que no Natal ou duplicou o número de cigarros que fumava. Como é que se sente? Frustrado, desanimado, desmotivado. Fica triste,  mais irritadiço e pensa que nunca vai conseguir alcançar os obejctivos porque tem azar ou porque não consegue mudar mesmo de vida nem de hábitos.
No entanto, meus caros, é possível combater este sentimento de impotência, o segredo está em pequenas mudanças e algum planeamento. Se querem mesmo concretizar os vossos projectos de Ano Novo, façam uma coisa muito simples e logo no último dia do ano: escrevam! Escrevam o que querem alcançar e certifiquem-se de que é exequível, nada de projectos megalómanos, pois aí de certeza que vão enfrentar muitas dificuldades em concretizá-los. Escrevam objectivos concretos, no vosso bloco de apontamentos favorito, ou numa apresentação de power point no vosso pc com um design atractivo, para que vos dê gozo consultá-los sempre que necessitem. Depois é só pensar mais um bocadinho e escrever pequenas coisas que podem fazer para cumprir os objectivos - nada de sacrifícios, pequenas mudanças apenas, sob pena de vossos projectos não sobreviverem ao Carnaval. Por exemplo, se querem perder peso, seleccionem um dia da semana para comerem tudo o que gostam e vão reduzindo o consumo de doces e fritos nos outros. Privilegiem igualmente actividades ao ar livre, com os vossos amigos ou com o vosso cão - andar a pé faz sempre muito bem!
Se querem ser mais poupados, porque não começar a tomar o pequeno almoço em casa, por exemplo? Ou fazer listas de compras cada vez que vão ao hipermercado ou, sempre uma boa opção: fazer compras nos hipermercados online, onde vão controlando o dinheiro que estão a gastar? As entregas funcionam bem e podem pagar quando receberem as compras em casa e como preferirem, dinheiro ou cartão multibanco/visa.
Vão ver que é muito mais fácil se tiverem controlo sobre as vossas acções. Quando derem por isso já têm menos uns quilinhos ou mais dinheiro na conta no final do mês, consoante o caso. Não são só teorias, acreditem que resulta mesmo, por experiência própria (numa apresentação power point toda catita)!


Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentários