segunda-feira, agosto 16, 2010

Sonhar acordado

Sonhar acordado ajuda a esquecer maus momentos e a combater o stress, é o que revela um estudo publicado no Psychological Science, realizado na Universidade da Carolina do Norte. De acordo com a investigação, pensar nas últimas férias num país longínquo ou recordar bons momentos vividos no passado pode fazer com que esqueçamos algo que nos preocupa no presente. O estudo foi realizado em 200 estudantes universitários, a quem foi pedido que memorizassem uma lista de palavras e a seguir pensassem na sua casa, na casa dos pais (os que moravam longe) ou numa viagem ao estrangeiro que tivessem realizado recentemente. Os alunos que pensaram na casa dos pais esqueceram mais palavras da lista do que os que pensaram nas suas casas. Já os que sonharam acordados com uma viagem ao estrangeiro esqueceram ainda mais palavras. 

Até ao final dos anos 90, a Psicologia duvidava que o ser humano conseguisse esquecer realmente factos ou situações. No ano 2000, um estudo revelou que as pessoas conseguiam esquecer algo se se esforçassem para tal. Em 2010, esta investigação vem provar que o ser humano consegue realmente esquecer se pensar noutra coisa. E quanto maior for a distância dos factos em que pensamos (local e temporalmente), mais facilmente esquecemos situações que nos perturbam.

E os professores, que não ficavam nada agradados com o facto de nos evadirmos mentalmente das aulas e gostavam de acordar-nos com uma pergunta à qual sabiam antecipadamente que não iríamos responder... Afinal de contas, só estávamos a zelar, ainda que inconscientemente, pela nossa saúde mental!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentários