terça-feira, junho 15, 2010

Evasões: Castelo Rodrigo - Entre Douro e Côa

Se gostam de desfrutar da natureza, de conhecer a nossa História, de descansar no silêncio do campo, aconselho vivamente umas mini-férias em Castelo Rodrigo, no distrito da Guarda, mesmo junto à fronteira. É o local ideal para descansar e descobrir o rico legado dos nossos antepassados.



(Castelo Rodrigo)




E onde ficar, perguntam vocês? Recomendo a Casa da Cisterna (http://www.facebook.com/casa.da.cisterna), estrategicamente localizada na aldeia de Castelo Rodrigo. Acreditem que vão adorar: quartos muito confortáveis, originais e bem decorados, um serviço óptimo e a simpatia e disponibilidade da Ana Berliner, proprietária da Casa, bem como de todas as pessoas que colaboram com ela. Ao pequeno-almoço aguardam-vos mimos caseiros - doces, mel, bolo, pão local... e se solicitarem com antecedência também vos servem um delicioso almoço ou jantar e/ou preparam uma cesta de piquenique, para conhecerem a região com a barriguinha reconfortada!


(Casa da Cisterna)


Quanto a actividades:


- Passear muito




(Almeida)


- Conhecer as aldeias históricas ali perto


(Castelo Mendo)



(Marialva)


- Percorrer o rio Douro de barco (onde podem  avistar aves tão imponentes como Grifos, Milhafres, Cegonhas Pretas e Abutres do Egipto)

   




- Exercitar o corpinho em caminhadas enquanto desfrutam de uma paisagem idílica e descobrem calçadas e monumentos bem antigos...


(Ribeira do Mosteiro, Barca d'Alva)

- E claro, visitar as gravuras de Foz Côa - a não perder (infelizmente não tirei fotos...)!


Vão certamente adorar os miradouros, a mudança na paisagem entre planaltos e escarpas, o Douro vinhateiro, os castelos medievais...



(Miradouro da Serra da Marofa. A aldeia visível no cimo da pequena colina é Castelo Rodrigo)



(Miradouro de Penedo Durão, Freixo de Espada à Cinta)




(Castelo de Pinhel)

Se derem uma voltinha pelas aldeias circundantes, não deixem de almoçar no restaurante Casa D'Irene, em Malpartida, onde não faltará a simpatia e a boa comida da D. Irene. 

Se estas sugestões de passeios não vos agradarem e quiserem apenas descansar, podem fazê-lo nos puffs, espreguiçadeiras ou cama de rede no jardim da Casa da Cisterna.

Tirem uns dias e aproveitem para conhecer melhor esta região do país, vão ver que vos reserva agradáveis surpresas!



1 comentário:

  1. Lindas terras que todos deveriam conhecer. Antes de ir para outros lugares. Tenho de passar por aí outra vez. Já não me lembro bem do que vi, há mais de 30 anos! Gostou da minha terra? Tenho outros postes com mais fotos de lá. Vou muitas vezes e sempre encontro algo novo para fotografar... Um beijinho da nova (velha) amiga...

    ResponderEliminar

Comentários