sexta-feira, janeiro 14, 2011

Um ano de X eY

Pois é meus amigos, o tempo voa... E não é que já passou um ano desde que criei este blogue?
A todos vós que me seguem desse lado, obrigada pelo apoio e simpatia. Vou continuar empenhada em partilhar convosco as peripécias das nossas vidas!

quarta-feira, janeiro 12, 2011

Recessão e companhia

Recessão, FMI, cortes salariais, taxas de juro, especulação... enfim. Confesso que estou cansada deste discurso diário, do pessimismo que nos incutem todos os dias de manhã assim que ligamos a televisão ou o rádio do carro a caminho do trabalho. 
OK, a situação não é a melhor, atravessamos uma época economicamente complicada e o nosso poder de compra vai diminuir. Facto consumado, não há nada que possamos fazer para evitar as medidas de contenção impostas superiormente. 

No entanto, há situações que dependem só de nós e essas podemos influenciar. Há que procurar sempre um lado positivo! Por exemplo, ganhar menos no final do mês - porque não trocar alguns jantares em restaurantes por refeições diferentes no conforto do lar? A dois, com a família ou com os amigos, criem um ambiente especial e desfrutem da vossa casa. No fim de semana, que tal trocar o carro pela bicicleta ou por aquela caminhada que há muito tempo planeiam e nunca tiveram oportunidade de fazer? Nas compras do dia a dia, porque não utilizar os serviços online ou ir ao supermercado com uma lista? Assim garantem que não se dispersam entre promoções e compras supérfluas.

Existem vários truques para superar de forma positiva e divertida a actual situação. O segredo é descontracção e proactividade. E as fases negativas não duram para sempre, lembrem-se disso!
Não deixem que o pessimismo que os media transmitem vos contagie. Afinal de contas, eles só o fazem porque é um assunto mediático que aumenta audiências e vende jornais... 

quarta-feira, dezembro 29, 2010

E nas vésperas de um novo ano...

Porque um novo ano feliz depende essencialmente de nós e não tanto de condicionalismos externos como habitualmente pensamos, nada como a última semana do ano para fazer um balanço do que já lá vai e planear os objectivos que queremos mesmo atingir nos próximos 12 meses. E aqui, claro, surgem as resoluções de Ano Novo, de que eu vos tenho falado ao longo do último ano. 

É agora, meus amigos, toca a escrevê-las se quiserem mesmo concretizá-las. Mas depois de escritas, não as escondam de quaisquer salteadores de arcas perdidas que possam passar lá por casa. Mantenham-nas sempre por perto, leiam-nas frequentemente e vão assinalando à medida que forem sendo cumpridas, vão ver que é mais fácil atingir as vossas metas!
Eu posso desde já partilhar convosco uma resolução para 2011: escrever mais no blogue, tenho andado um pouco ausente destas lides nos últimos meses... Se não cumprir, aceito as vossas reclamações!

Feliz Ano Novo!

terça-feira, dezembro 21, 2010

Feliz Natal!

Meus amigos,
Votos de um Feliz Natal na companhia de quem mais amam. Nunca se esqueçam de que esta quadra é mais do que um estímulo consumista, por isso, ofereçam também mimos a quem vos estima e tem saudadades vossas.

Boas Festas!

sábado, dezembro 04, 2010

Trabalhadores e estudantes

Trabalhar e estudar em simultâneo, por si só, não é fácil, como sabem. E sobretudo para nós, mulheres, que além da profissão temos sempre inúmeras tarefas para cumprir na vida pessoal.
Mas pior ainda é ter alguém a minar-nos a paciência só porque não lhe agrada a ideia de que continuemos a estudar. Isso sim, é desconcertante e desnecessário. 
Gente por esse país (e mundo) fora, se os vossos colegas de equipa e/ou subordinados estiverem a estudar, sejam compreensivos e respeitem-nos. As pessoas estudam para evoluir, para desenvolverem capacidades que vão aplicar no meio laboral e, no limite, essa situação até confere prestígio à empresa onde trabalham.
Duvido que estejam a fazê-lo para "roubar-vos o lugar", passo a expressão, e se por acaso isso acontecer, duvido que a culpa seja só deles...

segunda-feira, novembro 08, 2010

Outono


Ai que dia tão cinzento... estas tardes de Outono sabem bem à lareira, a ler um livro ou a ver um bom filme, vestida com roupa confortável e sem preocupação com horários. Wishful thinking a meio de uma tarde de trabalho, a olhar para um pc, sem lareira e com horários a cumprir! A vida nem sempre é justa... :)

segunda-feira, novembro 01, 2010

Primeiro dia de aulas

Quem não se recorda do primeiro dia de aulas? A expectativa, a ansiedade, a curiosidade em conhecer novos colegas e o sentimento de mudança de rotinas... Há quem defenda que só passamos por esta situação uma vez na vida, quando entramos para o primeiro ano de escola. Mas não concordo. Apesar de todos sermos diferentes e vivermos estas sensações de acordo com a nossa personalidade e com a forma como encaramos a situação, penso que estes sentimentos surgem sempre que mudamos de escola e de trabalho, ao longo da vida. Posso dizer-vos que na semana passada ingressei num doutoramento e a expectativa era idêntica à sentida quando era pequena... Com a atenuante natural de quem já passou por vários "primeiros dias de aulas", claro está.
E para completar o cenário, também andei perdida à procura das sala e com o horário trocado! Bastante patético, de facto... Enfim, há coisas que nunca mudam!

terça-feira, outubro 19, 2010

Prazo de validade

Por vezes vivemos a vida tão depressa e estamos tão envolvidos no dia a dia que temos a sensação de que caso não concretizemos um projecto no futuro imediato, deixa de valer a pena, parece que perde a validade. Será assim tão linear? Eu própria tenho tendência para aproveitar o tempo ao máximo e de ter sempre um projecto em mente ou algo para fazer, sendo que por vezes fico com a sensação de que se não for feito, perde o interesse. Nessas ocasiões procuro seguir os conselhos do meu pai, que me diz para ter calma, mas sem desistir dos objectivos. É tudo uma questão de tempo/oportunidade... Mas serei só eu assim, ou haverá por esse mundo mais gente com um espírito inquieto?