terça-feira, outubro 19, 2010

Prazo de validade

Por vezes vivemos a vida tão depressa e estamos tão envolvidos no dia a dia que temos a sensação de que caso não concretizemos um projecto no futuro imediato, deixa de valer a pena, parece que perde a validade. Será assim tão linear? Eu própria tenho tendência para aproveitar o tempo ao máximo e de ter sempre um projecto em mente ou algo para fazer, sendo que por vezes fico com a sensação de que se não for feito, perde o interesse. Nessas ocasiões procuro seguir os conselhos do meu pai, que me diz para ter calma, mas sem desistir dos objectivos. É tudo uma questão de tempo/oportunidade... Mas serei só eu assim, ou haverá por esse mundo mais gente com um espírito inquieto?

quarta-feira, outubro 13, 2010

Males de outono....

Ai, a primeira constipação do ano... dá-nos toda uma nova perspectiva do ambiente que nos envolve: temos calor quando estão todos agasalhados, a nosso pensamento não flui, o nariz ferve e ouvimos as pessoas ao longe, nomeadamente o chefe. Bem, analisando esta última situação, nem tudo é mau (há que ver o lado positivo...)!

quarta-feira, outubro 06, 2010

U2 - Debriefing

Como se esperava, dois grandes concertos...
Simplesmente, fenomenal!


Voltem quando quiserem, rapazes!

sexta-feira, outubro 01, 2010

U2 em Portugal

Porque este é o grande fim-de-semana do ano para os fãs portugueses dos U2, não podia deixar de mencionar esse evento aqui no blogue! Pois é, meus amigos, a Cidade Universitária de Coimbra vai ser palco de dois magníficos concertos realizados pela banda, integrados na 360º Tour, que apresenta o mais recente álbum, No Line on the Horizon


Os U2 surgiram em 1976, como "Larry Mullen's Band", por ter sido Larry, o então jovem baterista de 14 anos, a colocar um anúncio na escola, recrutando elementos para a sua banda. Meses mais tarde, mudaram o nome para "Feedback" e, posteriormente, "The Hype", até que em 1978, Adam Clayton, baixista, sugeriu o nome "U2", como o avião-espião norte-americano da Guerra Fria.

Os U2 lançaram o seu primeiro trabalho em 1979, um EP intitulado U2 3 e um ano depois, em 1980, surge o primeiro álbum: "Boy". Desde então, a banda de rock tornou-se numa das mais conhecidas em todo o mundo, enchendo estádios em todos os seus concertos. Já tive o privilégio de assistir à Vertigo Tour em Lisboa, em Agosto de 2005 e à 360º Tour, em Dublin, em Julho de 2009 e este fim-de-semana irei vê-los em Coimbra.

Tantos concertos! Pensam vocês... O que é que ela verá neles?

Sim, gosto muito de U2, pela sonoridade da banda e, sobretudo pelas letras: complexas (mais do que possam parecer numa primeira audição), fortes, intemporais... contam histórias de pessoas como nós, com os seus dilemas e momentos felizes, todas elas com uma mensagem implícita que só os mais atentos detectam. 

Na 360º Tour, os U2 brindam-nos uma vez mais com um palco vanguardista, em 360 graus, inspirado num foguetão espacial. Os efeitos visuais conseguem surpreender mesmo quem já está à espera de algo especial... 


Croke Park, Dublin,  24 Julho 2009









Os fãs vão delirar e quem gosta assim-assim da banda, vai adorar o espectáculo visual. Sou suspeita, mas é do melhor que vi até hoje.

Deixo-vos com um vídeo menos conhecido da banda, do álbum anterior - How to dismantle an atomic bomb. 

Original of the species,  ao vivo em Milão, 2005. Uma das minhas preferidas...


quinta-feira, setembro 30, 2010

Gladiadores em tempos modernos

Quem nunca ouviu/leu histórias sobre gladiadores no Império Romano, que tinham de defender a sua vida em combates com feras ?... Cada vez que visito ruínas de anfiteatros romanos, imagino essas lutas e as reacções do público, ávido de sangue. Mas num destes dias, bem longe dos vestígios da civilização romana, tive exactamente a mesma sensação... num estádio de futebol. Só não houve sangue porque nos tempos que correm não é permitido tirar a vida aos "gladiadores" nem ao árbitro,  porque caso contrário...
É impressionante como, em minutos, os jogadores passam de heróis a inimigos públicos, entre gritos e ameaças de morte. Depois, no final do jogo, segue cada um para sua casa e a vida regressa à normalidade. Desconfio que para muitos, uma ida ao futebol seja uma forma de descarregar o stress do dia-a-dia, berrar livremente entre a multidão sem ser reconhecido, descarregar a raiva no árbitro, imaginando o chefe... Será que na Antiguidade também seria um anti-stress?

segunda-feira, setembro 20, 2010

E depois das férias...

A parte positiva de trabalhar em Agosto é ter férias em Setembro... E sabem muito bem, acreditem! Quando o mundo se prepara para a rentrée, fazer uma boa pausa é verdadeiramente balsâmico! Não assistimos às manhãs de stress no trânsito de quem regressa ao trabalho e/ou às aulas, nem ao relato das proezas das férias dos colegas mais faladores e que já contam os dias para as próximas, quando nós ainda nem sequer fomos descansar...
Quando regressamos, parece que estivemos fora muito mais tempo, porque integramos imediatamente a rotina oleada após a rentrée e assim não custa tanto.
Em suma, estou de regresso e pronta para continuar a partilhar convosco as peripécias do dia-a-dia!

sexta-feira, setembro 03, 2010

Trabalhar em Agosto

Agora que o mês mais descansado do ano, pelo menos em Lisboa, já lá vai, posso dizer que trabalhar em Agosto não é inspirador para bloggers. Não abunda matéria-prima digna de dissertação. Não há muitos totós nas ruas, nem nos ginásios... não há filas e o calor não ajuda a pensar... É um mês fraquinho!

segunda-feira, agosto 16, 2010

Sonhar acordado

Sonhar acordado ajuda a esquecer maus momentos e a combater o stress, é o que revela um estudo publicado no Psychological Science, realizado na Universidade da Carolina do Norte. De acordo com a investigação, pensar nas últimas férias num país longínquo ou recordar bons momentos vividos no passado pode fazer com que esqueçamos algo que nos preocupa no presente. O estudo foi realizado em 200 estudantes universitários, a quem foi pedido que memorizassem uma lista de palavras e a seguir pensassem na sua casa, na casa dos pais (os que moravam longe) ou numa viagem ao estrangeiro que tivessem realizado recentemente. Os alunos que pensaram na casa dos pais esqueceram mais palavras da lista do que os que pensaram nas suas casas. Já os que sonharam acordados com uma viagem ao estrangeiro esqueceram ainda mais palavras. 

Até ao final dos anos 90, a Psicologia duvidava que o ser humano conseguisse esquecer realmente factos ou situações. No ano 2000, um estudo revelou que as pessoas conseguiam esquecer algo se se esforçassem para tal. Em 2010, esta investigação vem provar que o ser humano consegue realmente esquecer se pensar noutra coisa. E quanto maior for a distância dos factos em que pensamos (local e temporalmente), mais facilmente esquecemos situações que nos perturbam.

E os professores, que não ficavam nada agradados com o facto de nos evadirmos mentalmente das aulas e gostavam de acordar-nos com uma pergunta à qual sabiam antecipadamente que não iríamos responder... Afinal de contas, só estávamos a zelar, ainda que inconscientemente, pela nossa saúde mental!