quarta-feira, julho 20, 2011

Anti-stress

Confesso, não sou de manter rotinas durante muito tempo, a não ser que seja algo que realmente goste. E é por isso que resolvi deixar as bicicletas e trampolins do ginásio e tentar algo diferente que me ajudasse a combater o stress diário. Depois de alguma pesquisa e de ouvir praticantes da modalidade, resolvi experimentar yoga. Inicialmente estava um pouco céptica relativamente ao facto de uma disciplina aparentemente tão calma surtir efectivamente efeito no estado de espírito e na forma física. Julgava que todas as maravilhas que me descreviam não passavam de delírios de aficionados de tofu e seitan...
No entanto, a minha opinião começou a mudar logo na primeira aula. Nesse dia, fiquei tão descontraída e cansada que mergulhei no sofá pouco depois das 21h, algo que não me acontecia há bastante tempo.
E esta? Querem ver que o yoga é mesmo o segredo para uma vida mais tranquila? Vou tentar descobrir e depois digo-vos!

domingo, maio 15, 2011

Afazeres...

Não me esqueci de vocês... O meu tempo livre tem estado praticamente todo orientado para as actividades académicas, mas assim que estiver mais livre, venho partilhar mais posts convosco! 

segunda-feira, março 21, 2011

Sugestão de leitura: A Leste do Sol

Esta semana tenho uma sugestão de leitura, sobretudo para o público feminino: A Leste do Sol, da autora inglesa Julia Gregson. É um romance envolvente que narra a história de três jovens amigas inglesas que partem para a Índia em 1928 em busca de uma nova vida, mas que se deparam com um país diferente do que imaginavam, com uma dinâmica e cultura próprias. O livro está muito bem escrito, de tal forma que ficamos a pensar na história durante o dia e mal podemos esperar para ler mais um bocadinho para sabermos o que vai acontecer às personagens. Venceu os prémios Prince Maurice em 2010 e Romantic Novel of the Year 2009. Recomendo vivamente!

(Primas: uma óptima escolha, obrigada por mo terem oferecido!)

quarta-feira, março 09, 2011

Há cada artigo neste meio cibernético...

Num destes dias, descobri um artigo num site dedicado às mulheres (daqueles que têm dicas de beleza, culinária, vida a dois, etc...) que me deixou estupefacta. Entre dicas de “como manter uma relação feliz”, “será que foram feitos um para o outro?”, “surpreenda-o com refeições diferentes” etc., descubro o seguinte título: “6 razões para NÃO casar”. 
Li mal, pensei. Mas não, o título era mesmo esse e claro, não pude deixar de ler. Cliquei no link e, como calculava, deparei-me com um texto sem nexo, que passo a transcrever:

1ª Razão para não casar: o casamento não é para os infiéis
Se não é uma pessoa monógama, então não é boa ideia casar e prometer fidelidade eterna a alguém. Neste caso, o casamento significa o fim da vida como a conhece e amor. Também não se deve esquecer que ao ser infiel pode magoar profundamente o seu parceiro/parceira. Assim, se não quer uma relação monógama, é melhor não casar.

Ness: O casamento não é para infiéis?? Ah, senhor(a) infiel, nada de casar. Mantenha só as suas namoradas (seus namorados) actuais, mas não se case! Hummm... e ter uma relação com alguém e ser infiel,  mesmo sem estar casado, não magoa o outro??

2ª Razão para não casar: a festa de casamento é muito cara
Infelizmente, precisa de muito dinheiro para organizar a festa de casamento perfeita. Quer muito casar e fazê-lo é crucial para a sua felicidade numa relação? Se pensar racionalmente, será que vale a pena gastar todas as suas poupanças num dia de festejos e convidar todos aqueles parentes que já não vê há 10 anos? Ou preferia gastar o dinheiro a viajar até um sítio exótico onde você e o seu parceiro possam passar momentos inesquecíveis juntos?

Ness: "Entre amigas: Eu quero muito passar o resto dos meus dias com o meu namorado e oficializar a relação, mas não vamos casar porque a festa é cara..."
Hummm, que eu saiba as pessoas podem casar sem organizar uma festa...

3ª Razão para não casar: o casamento é apenas um papel
Você e o seu parceiro têm uma relação monógama e feliz, por isso para que precisam de um papel de terceiros para provar o vosso amor um pelo outro, e que querem viver juntos para sempre? É verdade que o casamento tem determinadas vantagens (por exemplo, benefícios fiscais), mas também as podem obter de outras formas. Será que o seu desejo de casar se deve, em parte, às constantes perguntas dos seus amigos sobre casamento?

Ness: Ahhh, afinal o casamento tem vantagens...

4ª Razão para não casar: o casamento acaba com a espontaneidade
Casamento muitas vezes é sinónimo de fim da espontaneidade na vida dos cônjuges. Tudo é planeado e são feitas promessas como “também vai haver tempo para isso”. Se quiser viver uma vida sem obrigações, o casamento definitivamente não é para si.

Ness: É verdade, já não me lembrava... após o casamento, os cônjuges recebem um manual de 15000000 páginas que rege toda a vida em comum a partir daquele momento. Não se pode fazer nada que não esteja lá contemplado...

5ª Razão para não casar: o casamento é um compromisso constante
Os compromissos fazem parte de qualquer relação mas depois de se casar, todas as decisões passam a ser dos dois, e não se pode dar ao luxo de não concordar com alguma coisa. Isto não se aplica apenas a coisas pequeninas e triviais, como o que vai ser o almoço, mas também a coisas muito maiores, como por exemplo, onde vão viver, que carro vai conduzir, como vai gastar o vosso “dinheiro comum” ou algo do género. Está preparada?

Ness: “Dar-se ao luxo de não concordar”??? Não concordar é um luxo? E o diálogo, a comunicação, servem para quê? Ah, é verdade, não vêm no manual...

6ª Razão para não casar: muitas vezes depois do casamento vem o divórcio
Infelizmente é verdade. Cerca de metade dos casamentos acabam em divórcio, por isso a questão é: será que vale a pena casar? Além disso, a separação ou o divórcio é muitas vezes mais difícil se estiver casada do que se estiverem só a viver juntos. O divórcio acarreta muitas formalidades, que provavelmente não quererá ter que enfrentar neste período tão doloroso da sua vida.

Ness: Pois é, pois é... Quando encontramos um emprego também existe o risco de sermos demitidos. Olha, talvez seja melhor não procurar emprego, assim como assim, o desemprego é sempre garantido!

Há artigos do Além... Tinha de partilhar isto convosco!

quarta-feira, março 02, 2011

Flores na Primavera

Adoro a Primavera (já vos tinha dito isto no ano passado)! E começa já este mês! Os dias vão crescendo, o aroma das flores invade o campo, os pássaros começam a chilrear ao nascer do Sol! E é a altura do ano em que me dá mais gozo cuidar do (ainda pequeno) jardim, uma das actividades mais "zen" que tenho e que ajuda muito a desanuviar. Para quem gosta de flores/plantas, mas nunca ganhou coragem para semear/plantar e cuidar delas, lanço o repto: experimentem, nem que seja em pequenos vasos, nas vossas casas - ervas aromáticas são uma boa ideia, pois além de não requererem um cuidado especial, podem utilizá-las nas vossas aventuras culinárias e/ou como elementos decorativos. À medida que forem adquirindo prática, podem dedicar-se a plantas mais sensíveis. É mais complexo, mas igualmente mais recompensador!

segunda-feira, fevereiro 28, 2011

Emoções fortes ao volante

Se gostam de desporto-aventura e do campo, tenho uma sugestão: Kart Cross. É bastante divertido e uma boa forma de conhecer belas paisagens - OK, não é das actividades mais ecológicas porque é um desporto motorizado, ainda assim não deixa uma pegada ecológica por aí além, desde que sejam responsáveis. Existem várias empresas com esta actividadade, eu experimentei na Naturaventura em Beja: http://www.naturaventura.pt/index.php
Divirtam-se!

sábado, fevereiro 26, 2011

Os 30...

Há quem não durma dias a fio... há quem não fale noutro assunto durante 6 meses, até ao dia D... e há até quem fique insuportável e passe do choro à vontade de atacar o colega do lado se este, ainda que por lapso, falar de números com dois algarismos, começados por 3.
Caríssimos, o mundo não acaba quando se chega aos "inta". Ter 30 anos não difere em nada dos 29 e não assusta, pelo contrário. É uma idade marcante, olhamos para trás e pensamos em tudo de bom que já vivemos e nas dificuldades que superámos e com as quais aprendemos, enquanto adolescentes e jovens adultos. Por outro lado, ainda temos tanto que aprender... É como iniciar um Mestrado à moda antiga (leia-se pré-Bolonha): agora que já temos as bases da Licenciatura, vamos especializar-nos!
Pronto, houve um momento menos agradável no meu dia de aniversário: um telefonema de parabéns do ginásio, em que a rapariga fez questão de mostrar que ainda não tinha trinta e remata a chamada com: "ai, ai, ai, tem de combater a preguiça e vir aos treinos. Está a ficar velha e o corpo não reage tão depressa ao exercício!" A conversa até estava a correr bem...

segunda-feira, fevereiro 14, 2011

São Valentim

E o amor volta a estar no ar... espero que entretanto, depois do que vos disse no post do ano passado, tenham celebrado mais vezes a vossa relação e que não tenham estado à espera do 14 de Fevereiro de 2011 para voltar a surpreender a vossa cara-metade!
Hoje é um dia especial, aproveitem ao máximo, mas façam um esforço para que dias como este se repitam na vossa vida a dois!

Votos de um dia de São Valentim muito feliz!

PS: Solitários por esse país fora e especialmente de Beja: parece que para além de festas para casalinhos apaixonados, Beja terá também hoje uma festa para "encalhados" - é como descrevem o evento: http://www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1780668