sexta-feira, junho 25, 2010

Festival ao Largo 2010

O Festival ao Largo está de volta a Lisboa, ao Largo de S. Carlos. Entre 26 de Junho e 27 de Julho os apreciadores de música clássica e de bailado vão poder assistir gratuitamente a vários espectáculos promovidos pela OPART, empresa que gere o Teatro Nacional de S. Carlos e a Companhia Nacional de Bailado. Estive lá no ano passado e posso garantir-vos que é uma iniciativa a não perder! Podem consultar o programa em http://www.festivalaolargo.com/#/dia-26/.

quarta-feira, junho 23, 2010

Exposição "Insectos em Ordem"

O Centro de Biologia Ambiental e o Museu Nacional de História Natural organizaram uma exposição interactiva sobre insectos que vai fazer as delícias dos mais pequenos  - e dos adultos que se interessarem pelo tema, claro! No início da visita recebemos um espécime (numa caixa, não se assustem) que temos de identificar através de um percurso labiríntico, com várias pistas. O objectivo da exposição é dar a conhecer as diversas espécies de insectos e alertar igualmente para importância da protecção da natureza. Um conceito simples, mas bastante interessante.
A exposição "Insectos em Ordem" está no Antigo Picadeiro do Colégio dos Nobres (Museus da Politécnica), em Lisboa e pode ser visitada de Terça a Domingo, entre as 10h00 e as 19h00, até 28 de Novembro de 2010. 

Lembrete

Seis meses volvidos desde o início do ano, importa colocar a seguinte questão: como estão essas resoluções de Ano Novo? Já mudaram a vossa vida, como pretendiam? Não se esqueçam do segredo: proactividade e pequenas mudanças nos vossos hábitos... Vão conseguir, acreditem! 
E toca a despachar que só faltam seis meses até às próximas resoluções!

terça-feira, junho 15, 2010

Evasões: Castelo Rodrigo - Entre Douro e Côa

Se gostam de desfrutar da natureza, de conhecer a nossa História, de descansar no silêncio do campo, aconselho vivamente umas mini-férias em Castelo Rodrigo, no distrito da Guarda, mesmo junto à fronteira. É o local ideal para descansar e descobrir o rico legado dos nossos antepassados.



(Castelo Rodrigo)




E onde ficar, perguntam vocês? Recomendo a Casa da Cisterna (http://www.facebook.com/casa.da.cisterna), estrategicamente localizada na aldeia de Castelo Rodrigo. Acreditem que vão adorar: quartos muito confortáveis, originais e bem decorados, um serviço óptimo e a simpatia e disponibilidade da Ana Berliner, proprietária da Casa, bem como de todas as pessoas que colaboram com ela. Ao pequeno-almoço aguardam-vos mimos caseiros - doces, mel, bolo, pão local... e se solicitarem com antecedência também vos servem um delicioso almoço ou jantar e/ou preparam uma cesta de piquenique, para conhecerem a região com a barriguinha reconfortada!


(Casa da Cisterna)


Quanto a actividades:


- Passear muito




(Almeida)


- Conhecer as aldeias históricas ali perto


(Castelo Mendo)



(Marialva)


- Percorrer o rio Douro de barco (onde podem  avistar aves tão imponentes como Grifos, Milhafres, Cegonhas Pretas e Abutres do Egipto)

   




- Exercitar o corpinho em caminhadas enquanto desfrutam de uma paisagem idílica e descobrem calçadas e monumentos bem antigos...


(Ribeira do Mosteiro, Barca d'Alva)

- E claro, visitar as gravuras de Foz Côa - a não perder (infelizmente não tirei fotos...)!


Vão certamente adorar os miradouros, a mudança na paisagem entre planaltos e escarpas, o Douro vinhateiro, os castelos medievais...



(Miradouro da Serra da Marofa. A aldeia visível no cimo da pequena colina é Castelo Rodrigo)



(Miradouro de Penedo Durão, Freixo de Espada à Cinta)




(Castelo de Pinhel)

Se derem uma voltinha pelas aldeias circundantes, não deixem de almoçar no restaurante Casa D'Irene, em Malpartida, onde não faltará a simpatia e a boa comida da D. Irene. 

Se estas sugestões de passeios não vos agradarem e quiserem apenas descansar, podem fazê-lo nos puffs, espreguiçadeiras ou cama de rede no jardim da Casa da Cisterna.

Tirem uns dias e aproveitem para conhecer melhor esta região do país, vão ver que vos reserva agradáveis surpresas!



segunda-feira, junho 14, 2010

Vuvuzelas

Desconheço quem teve a ideia peregrina de incentivar os adeptos de futebol a utilizar as vuvuzelas para apoiar a sua selecção no Campeonato do Mundo (também não investiguei o assunto, vá), mas pessoalmente não consigo compreender como é que tal instrumento, que requer algum engenho para produzir um som minimamente aceitável, possa ter sido escolhido para animar as equipas. É que tocado nos estádios, em uníssono, lembra-me duas coisas pouco simpáticas: um enxame de abelhas do mel ou automóveis a atravessar a Ponte 25 de Abril (Lisboa) em cima das grades. Mas enfim, pelo menos há que reconhecer que já não é preciso olhar para a televisão para perceber que está a dar um jogo do Mundial, ainda que só à terceira se associe a esse facto (é um enxame? automóveis na ponte? ah... não... é o África do Sul vs México!).