domingo, fevereiro 28, 2010

Saudades das férias...


Tanta chuva neste cantinho da Europa, à beira-mar plantado... E que saudades das últimas férias! Já vos tinha dito que estive na Jordânia? Não? Então merece um post futuro, pois é uma das viagens que todos deveríamos fazer, pelo menos, uma vez na vida!

Obras em casa

X e Y está em obras, mas os trabalhos serão concluídos em breve. Não temam, pois a publicação de posts não será afectada!

quinta-feira, fevereiro 25, 2010

Muito saltam estes rapazes...

Imaginem um mini-trampolim, redondo, negro. Visualizem uma modalidade que consiste em exercícios decalcados da Aeróbica (saltos, basicamente), executados em cima desse trampolim. Conseguem ver? OK. Agora tentem imaginar como serão os alunos desta modalidade... Em que é que pensam? Uma sala cheia de meninas aos saltos, qual spot publicitário, certo? Meus caros, lamento desiludir-vos, mas não. Não é isso que se passa no ginásio que frequento.
A modalidade que vos descrevo é Power Jump e julgo que posso caracterizá-la como um fenómeno, pois o que à partida seria uma aula, permitam-me a expressão, "de gaja", está repleta de rapazes e praticamente todos nas duas primeiras filas, ou seja, não vêem mais ninguém a não ser eles próprios, a instrutora e, adivinhem...! A menina da primeira fila, que nestas aulas quase nem se dá por ela! Mas ela está lá, com uma missão diferente é certo, provavelmente para assimilar toda a coreografia com o objectivo de ser igual à instrutora... ou fazer-se notar entre a autêntica muralha que aqueles rapazes formam. 
Mas o que vos descrevo é real, uma dupla muralha de rapazes em frente à instrutora, que saltam como se não houvesse amanhã, dificultando, uma vez mais, a vida a quem é remetido involuntariamente para o fundo do estúdio. 
Mundo curioso, este dos ginásios...

quarta-feira, fevereiro 24, 2010

Tic...tac...tic...tac...

Hoje foi um daqueles dias em que ouvia na minha cabeça o ponteiro dos segundos a passar lentamente. Esteve uma tarde cinzenta em Lisboa e o trabalho que tinha para fazer não era muito aliciante. Há dias assim... Foi valendo uma banda sonora "feel good" e um chocolate, a meio da tarde, daquela marca que defende "as pausas". No final do dia, fui até ao ginásio fazer Body Balance, uma mistura de Tai Chi, Pilates e Yoga, com relaxamento no final. E eis que aqui estou, sereníssima, bem disposta e a navegar na blogosfera!
Como vos dizia no post anterior, bastam pequenas atitudes para melhorar o nosso dia, por mais cinzento que seja!

domingo, fevereiro 21, 2010

Segunda-feira


Segunda-feira. O dia em que o fim-de-semana está ainda tão presente e em que se perspectiva uma longa semana de trabalho/estudo. Para quem não tem a sorte de fazer aquilo que gosta e se arrasta para o emprego ou para a faculdade é um dia de penitência, de frustração, de desânimo.
Mas, meus amigos, segunda-feira significa igualmente mais um dia da nossa existência, o início de uma nova semana certamente rica em experiências e bons momentos. Mais, a forma como irá correr, apesar naturalmente condicionada pela vontade de terceiros (chefes, professores, clientes, médicos, etc.), também depende de nós. E é por aqui que devemos seguir. Pensar no que depende de nós para que o dia e a semana sejam mais simpáticos, para que o tempo dedicado a actividades menos aliciantes passe depressa. 
Tal como vos dizia no post sobre resoluções de Ano Novo, o segredo passa por sermos proactivos e não deixarmos que condicionalismos externos hostis nos afectem. Sei que não é fácil, mas podemos sempre fazer qualquer coisa a nosso favor, nem que seja desanuviar à hora de almoço, ouvir a nossa música favorita num momento de pausa, comer chocolate (gosto particularmente desta) e, no final do dia, ir até ao ginásio, dar uma volta ao ar livre, estarmos com quem gostamos. Pequenas coisas que nos façam sentir bem e que combatam o stress. Vão ver que com uma atitude mais positiva o fim-de-semana chega mais depressa! 

quinta-feira, fevereiro 18, 2010

Fim-de-semana: conhecer a nossa história.

Uma vez que este ano comemoramos o centenário da implantação da República, porque não, se o tempo ajudar, passear pela Baixa lisboeta, recreando os passos da família real e dos assassinos do Rei  D. Carlos? Apesar de parecer um pouco mórbido dito assim, é um passeio diferente e uma forma divertida  de conhecermos melhor a nossa história.
O passeio Três Tiros que Abalaram a Monarquia é organizado pela Hemeroteca Municipal de Lisboa e realiza-se todos os Domingos, às 11:00. As inscrições são gratuitas e devem ser efectuadas até ao dia anterior, pelo telefone 21 324 62 97 ou pelo e-mail hemeroteca.sace@cm-lisboa.pt.

segunda-feira, fevereiro 15, 2010

Star Wars: In Concert


Boas notícias para os fãs da saga Star Wars! Nos próximos dias 22 e 23 de Março de 2010 o Pavilhão Atlântico, em Lisboa, irá receber um espectáculo multimédia com as bandas sonoras de John Williams para os seis filmes da Guerra das Estrelas.
O espectáculo inclui a narração ao vivo do actor que deu a voz ao famoso robot dourado, C-3PO, a participação da Royal Philharmonic Concert Orchestra e de um coro, acompanhados por sequências de trechos dos filmes projectados em ecrãs LED de alta definição.
O preço dos bilhetes situa-se entre 35 e 68 Euros (plateia VIP). Não são valores  muito convidativos, mas é uma experiência que vale a pena.

Mas porque é que tocam à campaínha quando estamos a tomar banho?

Imaginem um fim-de-semana. Acordam mais tarde, sonolentos, circulam muuuuito lentamente pela casa, até que decidem tomar o vosso banho. Abrem a torneira, enchem a banheira ou colocam-se debaixo do chuveiro, quietinhos, a saborear cada gotinha no vosso corpo. Estão assim, relaxadinhos e nisto: dling dlong! Tocam à campaínha. E insistem, insistem, enquanto vocês reflectem se devem ou não sair do banho e abrir a porta. Continuam a tocar à campaínha, vocês saltam do banho, vestem qualquer coisa para ir à porta e, quando chegam lá, a pessoa já foi embora. Regressam ao banho arreliados, voltam para debaixo do chuveiro, relaxam novamente e eis senão quando: dling dlong!
Mas porque é que tocam à campaínha quando estamos a tomar banho?

sexta-feira, fevereiro 12, 2010

Este fim-de-semana...

Bem, calculo que para este fim-de-semana têm planos, certamente. Por isso, só tenho a dizer-vos para  namorarem muito, brincarem ao Carnaval (se gostarem), relaxarem... Acima de tudo, aproveitem bem o merecido descanso!

Bom fim-de-semana!

quarta-feira, fevereiro 10, 2010

Mais um dia de S. Valentim

Ai, o amor está no ar... e nas revistas, nas montras, na televisão, nos outdoors, nos e-mails... O país foi invadido por coraçõezinhos, peluches fofinhos, chocolatinhos quiduchos, imagens de casais apaixonados (que, curiosamente, têm sempre uma aparência jovem), lingerie com formas estranhas e de gosto duvidoso... Pois é, meus amigos, estamos naquela altura do ano em que quem não tem cara-metade é visto como um órfão de guerra,  a pessoa mais infeliz do planeta, provocando a compaixão dos casalinhos apaixonados que lutam por uma reserva naquele restaurante, ou naquele hotel, como se disso dependesse o sucesso da relação. Hoje em dia a publicidade em torno do dia de S. Valentim é tão agressiva que gera nas pessoas uma necessidade imperativa de oferecer algo ou de comemorar em grande estilo, acabando por relegar para segundo plano a verdadeira essência da celebração - quem amamos. Com isto não quero dizer que não devem comemorar o dia, pelo contrário, aproveitem ao máximo! Mas não se esqueçam que existem mais 364 dias de vivência em conjunto que devem ser celebrados, nem que seja com um simples post it  matutino (ou uma sms, se estiverem longe)...
E caros solteiros, não se deixem deprimir por pressões publicitárias ou do vosso grupo de pares, nem se sintam na obrigação de encontrar uma cara-metade antes da meia-noite, sob pena de esta se transformar num sapo...

segunda-feira, fevereiro 08, 2010

Evasões: Mata do Buçaco

Meus amigos, se gostam de histórias de príncipes e princesas, de cenários bucólicos e de desfrutar da natureza, vão certamente adorar a Mata do Buçaco e o Palace Hotel. Para quem não conhece, o Buçaco (ou Bussaco, na antiga grafia) fica no centro de Portugal, perto da Mealhada e da Vila do Luso, esta última conhecida pelas suas águas e termas.
Entrar na Mata do Buçaco é simplesmente mágico: por detrás de um imponente portão (aberto, o acesso é livre) encontramos um cenário digno de uma floresta encantada, com uma calçada que serpenteia serra acima entre uma  miríade de espécies arbóreas de todo o mundo, algumas delas, únicas no nosso país.  Cerca de 1 km após a entrada na mata, chegamos ao belíssimo Bussaco  Palace Hotel (http://www.almeidahotels.com/nm_quemsomos.php?id=12&menu1=3), um edifício de estilo Neo-Manuelino projectado no século XIX pelo arquitecto italiano Luigi Manini (cenógrafo do Teatro Nacional de S. Carlos, em Lisboa), com traços da Torre de Belém, do Mosteiro dos Jerónimos, da Quinta da Regaleira (Sintra) e do Convento de Cristo (Tomar).

Ficar alojado neste hotel é uma experiência única, que recomendo vivamente. Os quartos são amplos e acolhedores, decorados com peças de mobiliário desde D. Maria a Arte Nova, harmoniosamente combinadas. O interior do hotel tem obras de arte belíssimas: telas de João Vaz, frescos de António Ramalho, pinturas de Carlos Reis, entre outras. É um local onde se respira história e requinte! À noite, o silêncio e a escuridão da mata lembram histórias de encantar.


Os passeios na mata são um must. Descobrimos locais mágicos com fontes, lagos, miradouros, capelas,  ermidas... sentimo-nos pequeninos perante a grandiosidade das árvores, encantados pelos vales de fetos e de camélias, seduzidos pelo pôr-do-sol contemplado a partir das Portas de Coimbra. Os sons da floresta transportam-nos para outro mundo, onde não existe stress nem actividades laborais,  somos apenas nós e a natureza.
O Palace Hotel e o Posto de Turismo do Luso disponibilizam mapas com percursos temáticos e respectivos níveis de dificuldade, identificando os locais a não perder. Aproveitem!

sexta-feira, fevereiro 05, 2010

Este fim-de-semana...

Os entendidos da meteorologia prevêm bom tempo para amanhã, sábado. Porque não aproveitar para dar aquele passeio à beira-mar, relaxar numa esplanada enquanto lêem o vosso livro preferido, dar uma voltinha de bicicleta na ciclovia de Cascais-Guincho (se estiverem por Lisboa)... Aproveitem o bom tempo outdoor, porque parece que no domingo o dia vai estar mais cinzento...

Mais posts na próxima semana

Esta semana o ritmo laboral não permitiu que escrevesse mais ideias para partilhar convosco aqui no blogue... Mas prometo que na próxima semana compensar-vos-ei com mais posts!

segunda-feira, fevereiro 01, 2010

Porque há dias em que apetece fugir para um retiro espiritual no Nepal...

Quem nunca teve um daqueles dias complicados, cansativos, stressantes, em que só apetece isolarmo-nos do mundo e sossegar? Tenho uma sugestão muito simples para combater esse estado de espírito: ouvir música e dançar livremente. Quando chegarem a casa após um destes dias, experimentem ligar o rádio/sistema de som/televisão nos canais de música e dancem sem medos, saltem, inventem coreografias, dêem asas à vossa imaginação. Não sejam tímidos, afinal de contas, ninguém está a ver-vos! Dançar, à semelhança de qualquer outra actividade desportiva, liberta endorfinas, substâncias químicas neurotransmissoras que criam uma sensação de euforia e bem-estar. Ao fim de alguns minutos a dançar, vão notar a diferença: ficam mais soltos, relaxados e bem dispostos. Experimentem um dia destes! Se não resultar, pronto, enviem-me as vossas críticas...